Gestão da Qualidade no crescimento sustentável das organizações

Entenda como a gestão da qualidade se assume como uma estratégia chave para o sucesso organizacional.
gestão da qualidade

O conceito de gestão da qualidade não é novo. Mas nos últimos anos tem vindo a ganhar cada vez mais terreno, pela importância que assume do ponto de vista estratégico para as organizações.

Mais do que normas e procedimentos a cumprir, a gestão da qualidade contribui para o aumento da competitividade e, em simultâneo, para um crescimento sustentável.

A Importância da Gestão da Qualidade para as organizações: O Que é a Qualidade?

O aumento da competitividade e as mudanças nos hábitos, preocupações e comportamentos dos consumidores, assim como o acesso a mais informação e opções de escolha, tornou os consumidores mais exigentes e criteriosos, levando a uma evolução do conceito “Qualidade” ao longo dos anos.

As organizações deixaram de se preocupar apenas em produzir produtos sem defeitos ou prestar o serviço acordado, para se preocuparem também em aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade das suas soluções.

Gerir a Qualidade é uma estratégia de busca contínua por elevados padrões, que visa garantir que o que fazemos é adequado ao propósito da organização, e que não permanecemos somente assim, mas que continuamos a aproveitar oportunidades para melhorar cada vez mais.

A Gestão da Qualidade consiste, assim, em fazer com que as organizações tenham um bom desempenho para as suas partes interessadas, desde a melhoria dos produtos, serviços, sistemas e processos, até à garantia de que toda a organização está adequada e é eficaz.

Os clientes são uma das partes interessadas mais importantes para a maioria das organizações, mas outros como os colaboradores, investidores, fornecedores e sociedade em geral também são partes interessadas. Para atingir um nível aceitável de qualidade na organização é necessário conhecer quem são as suas partes interessadas, compreender quais são as suas necessidades e satisfazer essas necessidades, ou melhor ainda, superar as suas expectativas.

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A Gestão da Qualidade deve ser vista como parte da estratégia da organização.

A Qualidade como Estratégia

A Gestão da Qualidade não se trata apenas de seguir algumas regras e exigências das normas internacionais, e muito menos ter como finalidade apenas a certificação. É algo bem mais complexo e de extrema importância para as organizações, e que deve ser praticada todos os dias, em todos os setores e níveis hierárquicos.

As organizações não podem ver a Gestão da Qualidade simplesmente como mais uma coisa a fazer, um departamento apenas, antes pelo contrário, devem usar esse sistema de gestão em seu proveito, para se desenvolver e evoluir.

A Gestão da Qualidade deve ser vista como parte da estratégia da organização, uma vez que pode ajudar a melhorar o seu desempenho global e a promover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável. Quando vemos a qualidade como estratégia, percebemos que ela cria ramificações para qualquer outro sistema que esteja implementado na organização.

A sistematização dos processos permite ganhar em produtividade e qualidade, tanto no ambiente interno, como também na solução entregue ao cliente. A melhoria contínua e a competitividade da organização dependem de um Sistema de Gestão eficaz e de uma equipa capacitada e empenhada, que realmente faça a diferença nos resultados.

Um Sistema de Gestão da Qualidade deve ser implementado e melhorado continuamente para garantir que a organização considera os requisitos das partes interessadas e aumenta a sua satisfação, e não apenas para atender às exigências genéricas e mínimas de normas internacionais.

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A gestão do risco fomenta a identificação de oportunidades.

A Gestão do Risco na Gestão da Qualidade

As organizações operam num ambiente empresarial em que predomina muitas vezes a incerteza nos negócios, seja esta motivada por questões internas ou questões externas. Os vários riscos a que estão sujeitas podem levar a desvios nos diferentes objetivos organizacionais, com consequentes perdas para o negócio.

Ao identificar os riscos, a organização prepara-se para responder atempadamente, minimizando, quer a sua probabilidade de ocorrência, quer as consequências que daí possam resultar, definindo e adequando as medidas aos impactos e estratégias da organização.

Esta abordagem preventiva permite uma alocação de recursos mais racional, incluindo os custos associados com as soluções necessárias ao bom desempenho das suas atividades.

Por outro lado, a gestão do risco fomenta a identificação de oportunidades, que podem e devem ser tratadas pela organização, pois suportam a melhoria contínua do seu desempenho.

A gestão do risco garante que a organização estará preparada para grande parte dos imprevistos que podem ocorrer dentro do negócio, procurando evitar que eles afetem negativamente a sua atividade, os seus processos, o seu produto final e a qualidade dos resultados gerados.

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Uma Gestão da Qualidade eficaz pode também trazer muitos outros benefícios para as organizações.

Vantagens e Benefícios da Gestão da Qualidade

As organizações devem preocupar-se com a Qualidade para sobreviver e prosperar. Além de garantir a qualidade dos produtos e dos serviços prestados, o que possibilita atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, uma Gestão da Qualidade eficaz pode também trazer muitos outros benefícios para as organizações.

A redução de custos com defeitos/desperdícios e com a resolução de problemas, a otimização de tarefas e a gestão eficaz do tempo, tornam a organização mais eficiente e produtiva, o que pode gerar economia.

De igual forma, uma imagem de prestígio e credibilidade, cria uma boa reputação da organização no mercado, o que é essencial para o seu sucesso, solidez e estabilidade a longo prazo.

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O Dia Mundial da Qualidade: para 2023 o tema proposto foi “Qualidade: realizando o seu potencial competitivo”

Dia Mundial da Qualidade: Uma Oportunidade de Consciencialização

O Dia Mundial da Qualidade é uma data que tem a sua origem em 1990, ano em que a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu oficialmente a data, instituindo as celebrações para a segunda quinta-feira de novembro. O seu principal objetivo é promover a reflexão e fomentar a importância da Qualidade na produtividade e no crescimento das organizações.

Anualmente, o CQI propõe um novo tema específico e orientador para as comemorações do Dia Mundial da Qualidade (que mais recentemente se tornou Semana da Qualidade), com o objetivo de ajudar no desenvolvimento das comemorações e trazer para reflexão assuntos relevantes.

Para 2023 o tema proposto foi “Qualidade: realizando o seu potencial competitivo”. Assim, a ideia é trabalhar temas voltados à produtividade e aos resultados do Sistema de Gestão da Qualidade nas organizações.

Apesar do tema sugerido, as organizações podem e devem escolher trabalhar os assuntos que melhor se adequam à sua realidade, tendo em conta o seu contexto e a sua estratégia. O mais importante é aproveitar o momento para falar sobre a Qualidade dentro da organização, promover a reflexão, o envolvimento e a consciencialização das pessoas para a importância da Qualidade, fortalecendo assim a Cultura da Qualidade da Organização.


Sandrina Eusébio

Responsável por Gestão da Qualidade